segunda-feira, 16 de maio de 2011


O Amor é como uma Pérola

A pérola é o resultado da entrada de uma substância estranha, ou um grão de areia, no interior da concha que contém
a ostra.
A parte interna da concha é uma substância lustrosa chamada nácar.
Quando um grão de areia nela penetra, as células do nácar entram em ação e recobrem o grão com várias camadas,
para proteger o corpo indefeso da ostra.
Como resultado, uma linda pérola vai se formando no seu interior.
Uma ostra que nunca foi ferida não produzirá pérolas, pois a pérola é uma ferida cicatrizada.
Você já se sentiu ferido pelas palavras rudes de um amigo?
Já foi acusado de ter dito coisas que não disse?
Suas idéias e atitudes já foram rejeitadas ou mal interpretadas?
Então, permita que o amor de Deus  penetre em sua vida, como uma ostra.

terça-feira, 12 de abril de 2011

ENTRE A CEGUEIRA E A VISÃO

A cegueira é uma das mais terríveis limitações da vida . Mas nós também, que tenhamos
Visão invejável , frequentamos com assuiduidade o mundo dos cegos. 
Somos cegos quando não prestamos atenção na presença de Deus em nossa história e nos 
voltamos para interesses de pouca valia. Somos videntes quando sabemos perceber a passagem de Deus 
ao nosso lado , atendemos às propostas e cobranças e aceitamos com gratidão a salvação que
ele nos traz. 
Somos cegos quando nem tomamos conhecimento do nosso semelhante e, entre nós e ele, erguemos 
barreiras de cor, de classe social e de religião - de modo que ele não venha a cruzar nosso caminho.
Somos videntes na hora em que o aceitamos como companheiro de viagem e como irmão muito 
querido .
Somos cegos na hora em que fechemos olhos e coração ao sofrimentos, as lágrimas e ao abandono 
de tantos excluídos condenados a morte prematura pela falta de remédios, alimentação e moradia .
Somos videntes quando temos a coragem de entrar na tribulação e na tragédia deles; quando nos tornamos solidários com sua cruz e nos pomos a seu serviços. a fim de levantá-los e restituir-lhes a dignidade de 
filhos de Deus. 
Somos cegos na hora em que jogamos na costas dos outros a responsabilidade pelas coisas erradas 
que acontece em nosso meio. Mas somos videntes quando admitímos nossa injustiça , violência e dureza
de coração e nos emendamos, com coragem de nosso pecado. 
Somos cegos quando nos julgamos donos da verdade e, roubando o lugar de Deus, lançamos 
sentenças de vida e de morte em cima do irmão que errou. Somos videntes quando do nosso irmão,
ainda que pecador, nos fazemos defensores, lembrando que nossa luta deve ser contra o pecado
não contra o pecador.
Brilhe para nós um raio de luz de Cristo, a fim de que possamos andar sempre de acordo com o
amor , a justiça e a verdade . 
Pe. Virgilio , ssp      

terça-feira, 29 de março de 2011

O DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Quem diria anos atrás que a água abundante e a cair de cima , a encontrar-se nas perfurações e a rolar
por todos os lados, a cobrir rios e oceanos , de repente se tornasse problema de vida e morte?
Terrível ironia. Nada tão abundante no Planeta como ela, já que lhe cobre 70% da superfície .
Somos mais Planeta de água que de terra. No entanto, dessa imensa massa aquífera, só 2,4% são de 
água doce. E ai surge o problema. A contaminação dessas águas cresce gigantesca-mente, seja diretamente 
por detritos químicos, industriais e humanos lançados nos rios e lagos, seja por agrotóxicos agrícolas que
penetram até os lençóis freáticos .
O dia mundial da água lança grito ético para outra realidade igualmente dramática além do contagio. 
A quem serve a água ainda potável ou, pelo menos , utilizável para fins higiênicos? Os numeros nos assustam .
Perto de 1,2 bilhões de habitantes não dispõem de água de qualidade e 2,4 bilhões não usufruem de serviços sanitários.
A água na tradição bíblica e o nosso cotidiano simboliza vida e morte,saúde e doença. A descrição do paraíso 
terrestre nos apresenta um céu e terra sem vida. E segue a razão ; Deus ainda não tinha enviado chuva sobre a terra. Depois fez brotar uma fonte para regá-la e do Eden nascia um rio que irrigava o jardim em quatro braços 
(gn 2,5-6.18), fazendo-o florir. Água fonte de vida. Alguns capítulos depois a água do dilúvio varre toda a 
vida animal e humana da terra (gn 7,21), exceto á dos que estavam na Arca. Água símbolo de morte por causa 
da maldade humana . E assim caminha a história humana.
No deserto , o povo hebreu , no auge da murmuração contra Moísés por-tê-lo trazido para região sem água
ao ver ferir a rocha com a vara milagrosa para fazer brotar água dela (Êx 17,6), de novo a dialética da morte  
de sede e da vida pela água.
O nosso cotidiano repete em miniatura o drama do povo de Israel. Haja vista o caso da dengue. 
Foco de irradiação ; de novo está a água acumulada, mesmo limpa , já que o mosquito da dengue coloca os ovos em lugares com água parada limpa; Como terapia, aconselha-se beber muita água ; fonte de cura.
E nas regiões secas do Nordeste o projeto cisternas caseiras tem repetido para os Brasileiros, milagre ainda 
maior que o de Moisés ao arrancar água da pedra. Aqui ela cai do céu em escassas . mas suficientes chuvas.
E os reservatórios a conservam para os fins primários da vida. 
Mistério maravilhoso é a água. Merece um dia de festa no mundo inteiro. Celebremo-la cuidando de sua pureza, bebendo-a como fonte de vida, lutando para que todos tenham acesso a ela e que não deixemos 
o comércio aprisioná-la em garrafas plásticas a serem vendidas. Quantas possibilidades existem para que 
a tenhamos diretamente, sem o dedo cobiço e ganancioso do mercado! 
     

terça-feira, 15 de março de 2011

tentações nossas de cada dia

DIARIAMENTE SOMOS TENTADOS POR FALSAS PROPOSTAS E POR VEZES MISTERIOSAS .
SOMOS CERCADOS DE TENTAÇÕES DE TODOS OS LADOS . A PRÓPRIA IGREJA É TENTADORA A ABANDONAR A PROPOSTA DE JESUS E ASSUMIR ATITUDES DOS PODEROSOS.
ATÉ JESUS FOI TENTADO , E NÃO SERIA DIFERENTE CONOSCO .
MAS HÁ UMA BOA DIFERENÇA ; ELE SOUBE SE DEFENDER DAS PROPOSTA ENGANADORAS .E VENCÊ-LAS, AO PASSO QUE NÓS ... MESMO REZAMOS TODOS OS DIAS O PAI- NOSSO, QUANDO PEDIMOS QUE DEUS NOS LIVRE DA TENTAÇÃO, 
MUITAS VEZES NÃO RESISTIMOS ÁS VOZES PROVOCATIVAS. 
O EVANGELHO CONDENSA AS TENTAÇÕES DE JESUS EM TR~ES MOMENTOS;
QUANDO ESTÁ COM FOME, O TENTADOR PROPÕE TRANSFORMAR TUDO EM PÃO;
NO TEMPLO, JESUS É TENTADO A DAR ESPETÁCULO; NO ALTO DA MONTANHA,
É TENTADO A ADORAR A RIQUEZA E O PODER.
MULTIPLICAR O PÃO NÃO É ARTE DE MÁGICO. O PÃO VEM COM TRABALHO DIGNO E REMUNERADO, COM CRIAÇÃO DE EMPREGOS, COM DISTRIBUIÇÃO DE RENDA. POR OUTRO LADO, NÃO SÓ DE PÃO VIVEMOS, MAS COMO DIZ A LETRA DE CERTA MÚSICA
" A GENTE NÃO QUER SÓ COMIDA, A GENTE QUER COMIDA DIVERSÃO E ARTE" 
- EDUCAÇÃO, SAUDE, DIGNIDADE.
POR QUE DESAFIAR AS LEIS DA NATUREZA E BUSCAR NISSO O SOCORRO DE DEUS?
É A TENTAÇÃO DE QUEM BUSCA O ESPETÁCULO, A IMAGEM, A FAMA , A GRANDIOSIDADE E A OSTENÇÃO. DIARIAMENTE OS JORNAIS E TV , APRESENTAM OS FAMOSOS . QUEM SÃO ELES? SÃO OS QUE VENCERAM NA VIDA, E DOS QUAIS TODOS 
JÁ OUVIRAM FALAR. PARA JESUS, OS FAMOSOS SÃO OS QUE, COM TRABALHO HONESTO E EMPENHO CONTIDIANO, CONSEGUEM SUPERAR OS OBSTÁCULOS E VIVER 
UMA VIDA DIGNA DE FILHOS E FILHAS DE DEUS. ADORAR A RIQUEZA É OUTRA GRANDE 
TENTAÇÃO TAMBÉM NOS DIAS DE HOJE. É A TENTAÇÃO DE CONSTRUIR GRANDES IMPÉRIOS , SOMAR TERRAS , DEPOSITAR A CONFIANÇA NO DINHEIRO.
É DEIXAR DE LADO DEUS PARA ADORAR A MAMONA.
SE QUISÉSSEMOS PODERIAMOS CONTINUAR A LISTA, MAS AI ESTÁ O ENGLOBAMENTO DE TODAS AS TENTAÇÕES; O CAMINHO DA FACILIDADE , DA SUPERFICIALIDADE OU DAS APARÊNCIAS E DO DOMINIO SOBRE OS OUTROS,DANDO AO PODER O LUGAR DO AMOR E DA PARTILHA.  PE. NILO LUZA, SSP     

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

CAMPANHA DA FRATERNIDADE

O Nosso agir tem como fundamento a hierarquia de valores que temos .
Não foi á toa que jesus disse que, onde esta o nosso tesouro , aí está o nosso coração (cf.MT 6,21) 
Quando os valores que possuímos contribuem não apenas para a nossa satisfação pessoal , 
Mas também para a nossa felicidade e a de todos, os que convivem conosco, podemos 
Dizer que são orientados para o bem. Caso falte essa orientação, a nossa hierarquia de 
Valores sempre leva a sofrimentos, dores e muita vezes, é causa de morte.
Assim pessoas que fazem do prazer o centro de sua vida, e para consegui-lo, instrumentalizam PESSOAS,
Usam entorpecentes e bebidas alcoólicas .
A luta pela conquista do prazer justifica a prostituição, o tráfego de drogas, de armas e de pessoas;
financia a criminalidade, a violência e muitos outros males .
Outros querem cada vez mais. 
Não lhes interessam si estão prejudicando o próximo para conseguir o que querem , se estão
esgotando os recursos naturais do planeta, se estão exigindo grande produção de energia e
processos industriais extremamente poluentes, se o transporte dos produtos traz problemas 
e se a grande quantidade de lixo que produzem prejudica a sociedade .
Quando a consciência é formada segundo os valores do Reino de Deus, que Jesus 
pregou no evangelho, o caminho é diferente. O valor mais importante é Deus e nele está o nosso coração 
Com base nisso vivemos os dois eixos fundamental da moral cristã ;
O amor a Deus e o amor ao próximo .
O resultado do nosso agir só pode ser a felicidade nossa e a de todas  as pessoas, pois o Amor Verdadeiro 
só pode buscar o bem de todos. 
Também a natureza é preservada e valorizada como obra do criador para o nosso bem e condição
essencial para a felicidade de todos.   
  

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Dê Amor Neste Natal!

É Natal,
É a festa da cristandade,
Do amor, do estender a mão
E repartir um pedaço do bolo
Do aniversariante.

Este bolo ao ser cortado,
Transforma-se em chafariz
E jorra amor, fraternidade, caridade
Jorra a misericórdia,
Tal qual jorrou dos lábios de Jesus
Pedindo ao pai misericórdia
Por seus inimigos.

Por isso é tempo de reflexão
É tempo de dar o presente do bem,
O presente da solidariedade.

Uma palavra de carinho é um bom presente.
Lembrar do amigo, do inimigo, do moço, do velho...
Pedir PAZ, para o irmão,
É jorrar o amor de CRISTO
Em seu coração.
FELIZ NATAL!

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

FELIZ NATAL!

Amigo ( a )!
Mais uma vez, estamos vivendo o clima, o ambiente, os sentimentos e as emoções de uma grande festa.
Faltam apenas alguns dias para o Natal.
As luzes da cidade já estão acesas.
A natureza se veste de gala, ostentando luzes e cores diversas.
É o menino Jesus que vem ao nosso encontro procurando, outra vez, um lugar para nascer.
Vamos abrir espaços em nossos corações e deixemos que o Menino Deus faça dele a sua morada e realize
em nossas vidas seu plano de amor .
Para que, assim, o verdadeiro sentido do Natal não se perca nas trocas de presentes e algumas palavras frias
e sem sentidos.
Aproveito este clima de festa para desejar a você.
Um NATAL cheio de AMOR ... E de PERDÃO.