Quem diria anos atrás que a água abundante e a cair de cima , a encontrar-se nas perfurações e a rolar
por todos os lados, a cobrir rios e oceanos , de repente se tornasse problema de vida e morte?
Terrível ironia. Nada tão abundante no Planeta como ela, já que lhe cobre 70% da superfície .
Somos mais Planeta de água que de terra. No entanto, dessa imensa massa aquífera, só 2,4% são de
água doce. E ai surge o problema. A contaminação dessas águas cresce gigantesca-mente, seja diretamente
por detritos químicos, industriais e humanos lançados nos rios e lagos, seja por agrotóxicos agrícolas que
penetram até os lençóis freáticos .
O dia mundial da água lança grito ético para outra realidade igualmente dramática além do contagio.
A quem serve a água ainda potável ou, pelo menos , utilizável para fins higiênicos? Os numeros nos assustam .
Perto de 1,2 bilhões de habitantes não dispõem de água de qualidade e 2,4 bilhões não usufruem de serviços sanitários.
A água na tradição bíblica e o nosso cotidiano simboliza vida e morte,saúde e doença. A descrição do paraíso
terrestre nos apresenta um céu e terra sem vida. E segue a razão ; Deus ainda não tinha enviado chuva sobre a terra. Depois fez brotar uma fonte para regá-la e do Eden nascia um rio que irrigava o jardim em quatro braços
(gn 2,5-6.18), fazendo-o florir. Água fonte de vida. Alguns capítulos depois a água do dilúvio varre toda a
vida animal e humana da terra (gn 7,21), exceto á dos que estavam na Arca. Água símbolo de morte por causa
da maldade humana . E assim caminha a história humana.
No deserto , o povo hebreu , no auge da murmuração contra Moísés por-tê-lo trazido para região sem água
ao ver ferir a rocha com a vara milagrosa para fazer brotar água dela (Êx 17,6), de novo a dialética da morte
de sede e da vida pela água.
O nosso cotidiano repete em miniatura o drama do povo de Israel. Haja vista o caso da dengue.
Foco de irradiação ; de novo está a água acumulada, mesmo limpa , já que o mosquito da dengue coloca os ovos em lugares com água parada limpa; Como terapia, aconselha-se beber muita água ; fonte de cura.
E nas regiões secas do Nordeste o projeto cisternas caseiras tem repetido para os Brasileiros, milagre ainda
maior que o de Moisés ao arrancar água da pedra. Aqui ela cai do céu em escassas . mas suficientes chuvas.
E os reservatórios a conservam para os fins primários da vida.
Mistério maravilhoso é a água. Merece um dia de festa no mundo inteiro. Celebremo-la cuidando de sua pureza, bebendo-a como fonte de vida, lutando para que todos tenham acesso a ela e que não deixemos
o comércio aprisioná-la em garrafas plásticas a serem vendidas. Quantas possibilidades existem para que
a tenhamos diretamente, sem o dedo cobiço e ganancioso do mercado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário