A cegueira é uma das mais terríveis limitações da vida . Mas nós também, que tenhamos
Visão invejável , frequentamos com assuiduidade o mundo dos cegos.
Somos cegos quando não prestamos atenção na presença de Deus em nossa história e nos
voltamos para interesses de pouca valia. Somos videntes quando sabemos perceber a passagem de Deus
ao nosso lado , atendemos às propostas e cobranças e aceitamos com gratidão a salvação que
ele nos traz.
Somos cegos quando nem tomamos conhecimento do nosso semelhante e, entre nós e ele, erguemos
barreiras de cor, de classe social e de religião - de modo que ele não venha a cruzar nosso caminho.
Somos videntes na hora em que o aceitamos como companheiro de viagem e como irmão muito
querido .
Somos cegos na hora em que fechemos olhos e coração ao sofrimentos, as lágrimas e ao abandono
de tantos excluídos condenados a morte prematura pela falta de remédios, alimentação e moradia .
Somos videntes quando temos a coragem de entrar na tribulação e na tragédia deles; quando nos tornamos solidários com sua cruz e nos pomos a seu serviços. a fim de levantá-los e restituir-lhes a dignidade de
filhos de Deus.
Somos cegos na hora em que jogamos na costas dos outros a responsabilidade pelas coisas erradas
que acontece em nosso meio. Mas somos videntes quando admitímos nossa injustiça , violência e dureza
de coração e nos emendamos, com coragem de nosso pecado.
Somos cegos quando nos julgamos donos da verdade e, roubando o lugar de Deus, lançamos
sentenças de vida e de morte em cima do irmão que errou. Somos videntes quando do nosso irmão,
ainda que pecador, nos fazemos defensores, lembrando que nossa luta deve ser contra o pecado
não contra o pecador.
Brilhe para nós um raio de luz de Cristo, a fim de que possamos andar sempre de acordo com o
amor , a justiça e a verdade .
Pe. Virgilio , ssp